Apresentação do Painel do Grupo de Risco

A PRODEGESP, em conjunto com a SETIC/SEPLAN e o Subcomitê de Infraestrutura e Administração instituído pelo art. 9º, § 3º da Portaria Normativa nº 360/2020/GR, construiu a ferramenta “Painel do Grupo de Risco”, que permitirá à Administração Central e aos Gestores visualizarem os servidores que estão, mediante a legislação vigente no Grupo de Risco, como uma Ferramenta de Gestão, enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19).

O objetivo do Painel do Grupo de Risco consiste em identificar os servidores docentes e técnico-administrativos em educação que se enquadram nos Grupos de Risco definidos nas Instruções Normativas nº 19, de 12 de março de 2020, nº 21, de 26 de março de 2020 e nº 27, de 25 de março de 2020 editadas pelo Ministério da Economia, a saber:

a) Servidores com sessenta anos ou mais;
         b) Com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves;
         c) Coabitação com pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19;
         d) Gestantes;
         e) Lactantes;
         f) Servidores que possuam filhos/dependentes em idade escolar;

ou nos novos Grupos de Risco (conforme Portaria Normativa 365/2020/GR, tendo em vista a Nota Técnica nº 00037/2020/NADM/PFUFSC/PGF/AGU), por se encontram em situação de:

a) coabitação com pessoa com sessenta anos ou mais;
b) coabitação com pessoa com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, relacionadas em ato do Ministério Saúde;
c) coabitação com gestante;
d) coabitação com lactante;
e) coabitação com pessoa com deficiência;
f)  ser servidor com deficiência;

Forma de Acessar o Painel de Grupo de Riscos: A partir da data de 29 de maio de 2020, cada gestor terá acesso aos dados referentes ao setor e setores subordinados pelos quais é responsável acessando a opção Força de Trabalho do menu Covid-19 no endereço: https://adrh.sistemas.ufsc.br/meuadrh/, devendo utilizar como usuário e senha seus dados de autenticação centralizada da UFSC.

Quais informações estão visíveis? No painel ficará visível ao gestor quais, onde estão localizados e quantos são os servidores docentes e técnico-administrativos em educação que se enquadram nos grupos de risco determinados pelas Instruções Normativas citadas. Este Painel terá um caráter dinâmico de preenchimento enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19) e continuará sendo alimentado com os dados fornecidos pelos próprios servidores.

Dica para utilizar os filtros:

a) Sigla da unidade de lotação (Ex: DDP/PRODEGESP) – O gestor poderá visualizar dados específicos de uma unidade de lotação o qual é responsável informando a sigla, conforme o exemplo.

b) Docente (D)  ou Técnico-Administrativos em Educação (T) Colocando a letra D ou T e pressionando enter no teclado o gestor poderá filtrar para mostrar dados apenas dos docentes ou Técnico-Administrativos em Educação.

Afastamentos, licenças e férias não constam no painel, tendo em vista que a criação da ferramenta teve como objetivo identificar servidores que se enquadram nos Grupos de Risco durante a pandemia de COVID-19, contudo em breve será disponibilizado para os gestores no https://adrh.sistemas.ufsc.br/meuadrh/ um recurso para visualizar os servidores nesta situação.

As indicações de trabalho remoto não se aplicam aos servidores em atividades nas áreas de segurança, saúde ou de outra atividade a ser considerada essencial pela Universidade.

As condições para realização do trabalho remoto durante o período de pandemia em decorrência do novo Coronavírus (COVID-19) estão descritas no Ofício Circular n° 006/2020/DAP.

Os casos não previstos pelas Instruções Normativas editadas pelo Governo estão sendo estudados e questionados aos órgãos competentes pela PRODEGESP, tendo em vista nossa preocupação com a saúde e vida dos servidores

Em caso de dúvidas e sugestões, estamos à disposição nos e-mails: das.prodegesp@contato.ufsc.br e/ou direcao.dap@contato.ufsc.br.